Qual a idade ideal para colocar seu filho em uma creche?

Devido à realidade de inúmeros brasileiros e ao cotidiano corrido que enfrentam é necessário buscar alternativas para conciliar seus compromissos e assim levarem o dia a dia de forma tranquila. Mas para as famílias que possuem crianças pequenas a solução é um pouco mais complicada e depende muito de suas possibilidades.

Há quem tenha pessoas na família disponíveis para cuidarem dos pequenos, e assim facilitam a vida dos responsáveis, e há quem não tenha essa possibilidade e tenham que se virar procurando novas alternativas, como babás, escolinhas e creches.

Mas uma grande dúvida que assola a cabeça de muitos é: Qual a idade ideal para a matrícula de crianças nas creches? E essa resposta depende muito, de acordo com uma matéria do portal G1 da Globo, “Não existe uma idade ideal, que valha para todas as crianças. Especialistas argumentam que, a partir dos dois anos, as crianças começam verdadeiramente a socializar umas com as outras”. E com isso, a partir dos 2 anos uma criança já poderia ir para uma creche, porém, dependendo da criança, o ideal pode ser esperar até os 3 ou 4 anos de idade.

A decisão de colocar os filhos aos cuidados de outra pessoa é uma decisão extremamente difícil para muitas mães que ficam na insegurança de como as crianças vão reagir a isso e como serão os cuidados dessas pessoas com seus filhos. E devido à isso elas evitam a matrícula precoce das crianças nas creches deixando apenas para depois dos primeiros 12 meses, se dedicando exclusivamente a eles no primeiro ano.


Mas como nem todos tem condição de se dedicar completamente aos pequenos no seu primeiro ano de idade e necessitam voltar ao emprego após os 120 dias de licença maternidade para manter a renda e o sustento da casa a creche é a melhor alternativa considerada por muitas, e para que a matrícula aconteça é necessário que algumas observações sejam feitas.

Ambiente das creches

A partir do momento da decisão da matrícula dos filhos nas creches e da necessidade dessa matrícula é imprescindível observar bem o ambiente a ser escolhido, já que será o lugar em que as crianças passarão seus dias enquanto os pais estão no trabalho. É importante observar se o ambiente é um lugar seguro e agradável para os pequenos e se passa a sensação de confiança aos pais.

Na busca pela melhor creche muitos pais visitam creches perto de casa ou do trabalho que passam mais confiança devido à proximidade. Alguns requisitos também são considerados importantes para eles que são o contato com a natureza, brincar ao ar livre com brinquedos educativos e que desenvolvam as crianças e que possam interagir com os coleguinhas.

Um cronograma de atividades variado que estimulam a criatividade e que auxiliem no desenvolvimento são pontos que chamam atenção dos pais no momento da pesquisa de creches e que certamente fazem com que essas saiam em vantagem pois fazem as crianças se divertirem no tempo que estão longe dos pais e deixam os pais mais tranquilos sabendo disso.

Para ter essa pequena separação dos filhos é necessário que os pais passem a seguranças para as crianças e que tornem o processo tranquilo trazendo assim benefícios tanto para os pequenos quanto para eles que ficam livres para seus afazeres sem preocupações.