O ano de 2020 e 2021 foi de grandes desafios para estudantes no Brasil

Com a chegada da pandemia e a implementação de todas as medidas necessárias para conter a transmissão do vírus o ano de 2020 trouxe incontáveis desafios a todos os estudantes, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. A realidade para o ano de 2021 não parece ser muito diferente da enfrentada em 2020, pois a pandemia ainda continua e as medidas como o isolamento social e a suspensão de atividades escolares presenciais ainda continuam.

Desde o início da pandemia até agora escolas e universidades pararam suas atividades e começaram a oferecer aulas de maneira remota, para não atrasar mais ainda o calendário e cumprir com o cronograma programado. As aulas à distância foram de grande ajuda para o ensino não parar totalmente, mas ao mesmo tempo trouxe inúmeros desafios aos alunos e professores que tiveram que se redobrar para entregarem todo o conteúdo acessível aos alunos.

Os desafios do ensino remoto para os alunos

Muitos são os desafios enfrentados pelos alunos durante esse período de ensino remoto. Assistir aula em casa requer muita disciplina e concentração, algo que as vezes é impossível, pois dentro de casa há muitas distrações e ainda situações que são inesperadas podem acontecer. O aprendizado nunca será 100% e todos os professores estão cientes sobre isso.

Fora todas as dificuldades enfrentadas por todos os alunos em quesito aprendizagem, um grupo de estudantes estão sendo muito mais prejudicados quanto a essa situação. Alunos que no ano de 2020 cursaram o último ano do ensino médio ou que em 2021 irão cursar tiveram que passar por tudo isso e ainda ter a realização do vestibular no meio de toda essa crise de saúde.

O Enem no meio da pandemia

Com a pandemia provocada pela COVID-19 a prova do Enem que acontece regularmente todo final do ano teve que ter sua dada alterada no ano de 2020 e sua realização aconteceu no início de 2021.

Com a continuidade da rápida transmissão e algumas localidades voltando ao pico da doença, medidas foram adotadas para que a prova seja feita de maneira segura a todos os alunos e fiscais que trabalharam na aplicação.

Algumas cidades chegaram a ter a aplicação cancelada e alguns alunos tiveram que fazer a prova na versão digital devido a vírus que ainda está muito presente no Brasil.

Para esse ano ainda não se sabe como será a aplicação da prova, se terá mais uma edição do Enem em 2021 e nem como será, só se sabe que o desafio continua e ate a distribuição completa das vacinas para toda a preocupação as medidas de segurança continuam e o ensino continua enfrentando seus desafios.