Medicina, biomedicina ou enfermagem: Qual a graduação ideal para você?

Muitos estudantes ainda na escola se preparam arduamente para a faculdade com o sonho de ingressar em um curso na área da saúde, mas com tantas opções e áreas afins ficam em duvida sobre qual o curso ideal para eles, devido a isso, trouxemos aqui uma breve explicação sobre os cursos mais pesquisados da área para que assim você descubra qual a graduação ideal para o seu perfil.

Medicina

O curso de medicina tem foco principal na restauração e manutenção da saúde das pessoas investindo no tratamento e prevenção das doenças. O curso também oferece conhecimento para que todos os alunos consigam promover saúde para diversas idades, desde a infância até a velhice.

No início do curso os alunos aprendem sobre fundamentos teóricos básicos da área, como anatomia e bioquímica para entender como o corpo funciona e depois partir para a prática, onde as universidades possuem uma determinada carga horaria onde os alunos participam de plantões em hospitais se especializando no atendimento de pacientes.

Biomedicina

Os profissionais de bioquímica estão mais focados na área de pesquisa de doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, formas de prevenção de doenças e aumento da qualidade de vida da população no geral. Essa área atua entre a biologia e a medicina e tem maior foco na pesquisa, identificação e classificação de microrganismos que causam enfermidades, não são responsáveis por cirurgias e prescrever medicamentos.

Devido a isso esses profissionais trabalham em institutos de pesquisa, laboratórios de análise, bancos de sangue e outros locais na mesma área.

Enfermagem

Os profissionais de enfermagem têm como principal objetivo desenvolver proteção, promoção, recuperação e reabilitação de todos os pacientes que chegam até eles. Os enfermeiros atuam com grande foco na recuperação da saúde humana e na prevenção de doenças que venham a surgir.

O curso de enfermagem em si prepara todos os seus alunos para atuarem de forma ética e humanizada na prestação de cuidado aos seus pacientes garantindo a saúde individual e coletiva. Assim como medicina, no início do curso é visto muito a teoria para só depois partir para a prática.

Para todas as pessoas que se interessarem por alguns desses cursos existem inúmeras possibilidades de ingressarem em uma instituição para assim darem start na graduação, sendo uma delas através das inscrições do FIES que abrem todos os anos possibilitando que cada vez mais jovens e adultos ingresses no ensino superior para se qualificarem para o mercado. E para os interessados o cronograma do FIES 2022 já está batendo na porta!