Conheça os cursos de graduação menos concorridos em São Paulo e Rio de Janeiro

Alguns cursos como de praxe são os mais concorridos em todas as instituições do Brasil. Cursos como medicina, direito e engenharia são os cursos que despertam um maior interesse e consecutivamente uma maior concorrência em todos os processos seletivos para as universidades e faculdades espalhadas pelo Brasil. mas mesmo que esses sejam os cursos mais disputados e a preferência de muitos alunos existem muitos cursos que são menos concorridos que possuem um histórico excelente e ótimas oportunidades no mercado. E diante disso possuem notas de corte ProUni 2021 mais baixas!

Espalhados por todo território brasileiro em todas as universidades sempre têm um curso ou outro que é deixado de lado simplesmente pela falta de conhecimento do curso e seu mercado de atuação, e nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo a situação não é diferente. Pensando nisso e em transmitir um certo conhecimento sobre esses cursos, separamos alguns deles para que comecem a ser reconhecidos por jovens e adultos que estão próximos a fazerem a escolha da graduação.

Biblioteconomia

Esse curso é responsável por formar profissionais capacitados para organizar, conservar e divulgar acervos das bibliotecas e de centros de documentação. Tem também como responsabilidade cuidar da classificação dos livros, papeis e arquivos digitais. Sua principal atividade é administrar dados e informações para que tudo fique dentro dos conformes, facilitando todos os processos.

Além de livros e documentos esses profissionais também podem trabalhar com fotos, filmes e vídeos. Quando formados podem trabalhar em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centro de documentações e entre outros locais.

O curso oferece uma formação humanística e bastante ampla, com disciplinas básicas e outras específicas ao curso. O curso é oferecido nas versões bacharelado e licenciatura, sendo a UniRio a única instituição que oferece a versão licenciatura.

Geografia

Os alunos da graduação de geografia estudam à terra e sua ocupação pelo ser humano. O campo de interesse não se limita a geografia física, com o relevo, vegetação e clima, ele também aborda o relacionamento da população com o meio ambiente e a ocupação dos espaços rurais e sociais. Através dos estudos esses profissionais são capazes de elaborar planos e diagnósticos focados na redução do impacto ambiental causado por obras.

Os graduandos ainda podem após formados confeccionar e interpretar mapas e quando licenciados atuam como professores no ensino fundamental e médio.

Turismo

Esses profissionais são responsáveis por planejar, organizar e promover viagens, eventos e atividades de lazer e negócio. Eles elaboram roteiros e pensam nas melhores atividades a serem propostas para os turistas a fim de oferecerem viagens incríveis a todos que fecharem o pacote.

Na hora de escolher o curso é preciso ficar atento ao histórico curricular, pois algumas instituições dão um maior foco a administração enquanto outras focam em setores específicos como hotelaria, e a depender do objetivo profissional dos interessados é de extrema importância isso.