As Notas de corte dos principais cursos do SISU para 2021

O Sisu corresponde a um dos principais processos seletivos de ingresso em universidades particulares e o único para universidades públicas. Através dele, milhares de alunos garantem uma vaga nas instituições de ensino mais renomadas e conhecidas do país.

O que é o Sisu?

O Sisu é o Sistema Único de Seleção Unificada que possibilita milhões de estudantes a concorrerem a uma vaga nas universidades públicas de todo o país usando exclusivamente a nota do Enem.

O Sistema é gratuito e abre suas inscrições duas vezes ao ano para que jovens e adultos consigam concorrer as vagas no início e final de cada ano. Esse programa do governo federal abre inúmeras portas a milhares de pessoas que sonham em ingressar em um curso superior e assim se qualificarem para o mercado de trabalho que está cada vez mais rigoroso.

Como funciona a inscrição no Sisu?

O Sisu é um sistema totalmente online onde os candidatos na hora da inscrição tem o direito de escolherem ate duas opções de curso, indicando qual é a sua primeira e segunda opção.

As inscrições são feitas pela internet através da página oficial do Sisu onde não é necessário o pagamento de nenhuma taxa para concorrer a uma das vagas disponíveis pelas universidades, só é necessário ter comparecido aos dois dias de prova do Enem e assim será possível prosseguir com todas as etapas do processo de seleção.

Notas de corte

As notas de corte correspondem a nota mínima necessária para que os candidatos sejam convocados para a matrícula nos cursos. Elas são divulgadas uma vez ao dia a partir do segundo dia de inscrição. Todos os candidatos conseguem consultar sua classificação parcial em suas duas escolhas e alterar suas escolhas de cursos e instituições de ensino durante todo o período de duração do Sisu.

As notas de corte mudam todos os dias em todos os estados do país e é necessário que os estudantes façam o acompanhamento para conseguirem melhores chances de ingresso. Alguns cursos são tipicamente conhecidos por terem maiores notas de corte fazendo com que os interessados na aprovação precisem de uma maior dedicação para conseguirem uma vaga.  Alguns desses cursos são engenharia, medicina e o curso de direito, que apresentam uma maior concorrência e consecutivamente uma maior nota de corte.

Ao final do período de seleção todos os candidatos que conseguiram nota suficiente para o ingresso serão chamados para a realização da matrícula na instituição. Caso tenham conseguido nota em suas duas opções ele será chamado para o curso escolhido como primeira opção e iniciara todo o processo de matrícula na tão sonhada graduação.