Acesso a educação se torna mais democratizado no Brasil com o avanço do ensino EaD

O ensino EaD possibilitou que muitas pessoas conseguissem voltar aos estudos devido à possibilidade de assistir aula em qualquer lugar. Esse benefício fez com que muitos jovens e adultos que trabalham consigam conciliar o tempo e investir nos seus estudos que foram deixados para trás devido à necessidade de trabalhar.

Além dos benefícios promovidos pelo EaD muitos estudantes ainda aproveitam para conseguirem mais bolsas de estudo através de sites como Educa Mais Brasil 2022, que possibilitam cursos técnicos, graduações e pós-graduações com desconto para os estudantes e diversas instituições.

Benefícios do ensino EaD

Flexibilidade

O ensino à distância promove um conjunto de benefícios e um dos maiores certamente é a flexibilidade. É possível que os alunos consigam conciliar o trabalho, demais atividades do dia a dia e ainda os estudos, já que a maioria das aulas são gravadas e ficam disponíveis para que os alunos assistam quando quiserem, não precisam se preocupar em estar disponível em um horário fixo para assistir a aula.

Custo reduzido

Ao ser comparado com os cursos presenciais os de ensino à distância possuem um valor muito menor. Além das mensalidades serem mais baratas os alunos não precisam gastar com o transporte até as instituições nem com alimentação, já que podem assistir as aulas de casa, sendo só necessário ter um dispositivo eletrônico e uma boa internet.

Variedade de cursos

O ensino EaD por sair mais barato também para as instituições possibilita que uma maior quantidade de cursos seja oferecida aos alunos fazendo com que tenha essa modalidade de ensino para a maioria dos cursos que existam.

Desenvolvimento

Por ser um ensino à distância é necessário que os alunos e professores utilizem ferramentas que auxiliem no aprendizado e que fazem com que aprendam muito mais. Além disso é imprescindível que os alunos tenham disciplina, organização e concentração para não perder o foco nos estudos e conseguir bons resultados. Estudar em casa tem suas vantagens, mas tem seus desafios já que existem tentações que tiram o foco como o celular, TV e até mesmo a cama que faz com que o estudo não seja tão interessante assim.

Devido à todas essas vantagens e ao momento que o mundo vem passando que fez com que o ensino à distância se popularizasse a educação vem sendo mais democratizada já que possibilita que pessoas que antes não tinham como manter os estudos agora conseguem, tanto pelo baixo custo por ser EaD quanto pela flexibilidade que ele oferece.